Sobre o documentário



O documentário “Zeca, o poeta da Casa Verde” é um sonho que já vem há um tempo tamborilando em nosso peito. Sempre foi encantador escutar em baterias improvisadas ou em simples rodas de samba, o enredo: “Ao Poeta de Miraí”, de Zeca da Casa Verde.
O projeto idealizado por membros do coletivo Borá Produções pretende registrar e divulgar a trajetória de um dos mais talentosos compositores e intérpretes da musica negra (o samba) da cidade de bairros periféricos de São Paulo - Zeca da Casa Verde, bem como sua influência nos bairros de Brasilândia, Casa Verde Alta, Barra Funda e a Freguesia do Ó.
Em 2011, fomos contemplados pelo edital do VAI - Valorização de Iniciativas Culturais, da Prefeitura de São Paulo, em junho começamos garimpar a história do poeta procurando registros, letras musicais, e em julho, demos início às gravações. O documentário está em fase de edição e será lançado em março de 2012.
Zeca, o poeta da Casa Verde será exibido nas comunidades periféricas, terreiros e escolas de samba da cidade, promovendo eventos com exibição do filme, debates e palestras sobre o processo de execução e a temática. A circulação será feita através de um DVD.

 Sinopse                                                       
O documentário “Zeca, o Poeta da Casa Verde” conta a história do artista, sambista e compositor Zeca da Casa Verde, autor de vários sambas das escolas Morro da Casa Verde e Rosas de Ouro. A história do sambista se confunde com a história do próprio samba de São Paulo: nascido no interior, Zeca participou das congadas assim como seu pai, Zé da Maniquinha. A congada é uma manifestação brasileira que reúne elementos trazidos por africanos da Angola e do Congo, que teve grande influência no samba paulista. Os depoimentos dos entrevistados trazem à tona o movimento de migração do interior para a periferia da capital, realizado, no começo do século XX, por muitos negros em busca de melhores condições de vida, tal fato foi fundamental para o nascimento do samba em seu formato atual. Zeca se reunia com outros que viriam a ser grandes compositores paulistas: Geraldo Filme, Tonikinho Batuqueiro, Talismã, na região central paulista, hoje, empobrecida e abandonada pelas autoridades. Além disso, através dos depoimentos como o do próprio Tonikinho Batuqueiro, Integrantes da Bateria do Rosas de Ouro, Thiago da Barroca Zona Sul, Gente Rosas de Ouro, T-Kaçula  Dicá e Maria Helena, da velha-guarda do Rosas de Ouro, da ativista social, Deise Benedito, do Prof. Amailton e do cantor Jair Rodrigues, o documentário apresenta outras temas relacionados ao samba, como a associação feita entre sambistas e a marginalidade e as infrações cometidas por policiais, a origem das escolas de samba de São Paulo, a atual comercialização das escolas de samba e dos carnavais e a representação da cultura negra através de suas manifestações culturais.